digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

quarta-feira, maio 10, 2017

Murmúrio

.
Disse-me da Síria e falei-lhe da Andaluzia. Contei-lhe de Arnulfo de Metz, como todos, neto da Eva africana, de quem recebi sangue.
.
Disse-me:
.
– Tem os olhos verdes.
.
Os meus olhos, às vezes, da cor do mel ficaram verdes, porque às vezes são verdes. Quando uma coisa é, sempre ou ocorrendo, é-o.
.
Disse-lhe de história e do ácido desoxirribonucleico como se a tentasse prender nessas espirais.
.
Não sei se o silêncio pertence à vitória ou à derrota. Esperei por nada acontecer e não aconteceu.
.
Pensei:
.
– Como pode a inintimidade presenciar a revelação dos meus olhos verdes?
.
Acompanhei-a e abri-lhe a porta do Adenauer. Baixou o vidro sorrindo e subiu-o, começou a chover. Há instantes em que o tempo-local é subitamente a preto e branco e fica.
.
Ouvendo o Mercedes deixando-me, fiquei vertical, com os braços pendentes e paralelos, ensimesmado porque me viu os olhos verdes. Nem todos os enigmas têm chave e janela.
.
É mais fácil desenhar a linha do que a encontrar. A Terra é redonda, nunca se acaba um caminho.
.
Olhando a noite, num lugar em silêncio luminoso, aspirei um lume:
.
– Qual é a cor do céu nocturno?
.
Negro ou azul, não compreendo uma fotografia. É um tempo, vinco na memória.
.
– Como se pára o que está parado?
.
Sem me conhecer falou-me do verde e não tive coragem de lhe dizer que era segredo nem da minha cabeça acelerada nem do passado onde ficou alguém sabendo da confidência.
.
O tempo e o horizonte diluem e esgotam, a fala tem a sua sentença. Uma ocorrência sem retrato é um rumor. Aos boatos se contrapõe a surdez e o repouso.
.
Quem não mos viu verdes deixe falar, diga que é alvoroço e acredite se desejar. Não espere graça, as revelações não têm datas adiantadas.
.
Estátua à chuva por tempo, regressei como se voltasse da espaçonave para onde fui levado seduzido – mas sem memória – quando a luz dos faróis comprovaram a noite e o fim.

Sem comentários: