digo e o oposto, constantemente volúvel, às vezes verdade. juro pela minha alma, mais do que vinho amo a água e só me desenseda e lava, a cara, o corpo e a vergonha de ser quem não quero. os sonhos antigos são sonhos e antigos e os novos de esperar, é esta a vida a mim agarrada, se esperança existe.

segunda-feira, junho 12, 2017

Nada que um Vinho do Porto não resolva

.
– Quando acaba o mundo?
.
– Brinca?
.
– Não o atormenta?
.
– Não, nem um pouco.
.
– Nem um pouco?
.
– Não.
.
– Penso nisso. Faz sentido acabar o mundo?
.
– Não entendo. Onde quer chegar?
.
– Se faz sentido o mundo acabar. Inquieta-me…
.
– Morreremos um dia.
.
– Não é isso. Isso eu sei. E garanto-lhe que não se morre.
.
– Já falámos disso. Sabe o que penso.
.
– Sei, sim.
.
– Se o diz, se tem essa certeza, por que se pergunta acerca do fim do mundo?
.
– Deus criou o mundo. Poderá acabá-lo. O que haverá então?
.
– Criou também o universo, depreendo e sei que o pensa. Acabar com o mundo, com o universo… o que importa?
.
– Não sei. Talvez não importe. Agora importa-me. O que será de nós se o mundo acabar?
.
– …
.
– Por que viemos?... Por que existimos?
.
– Por que não o pergunta a Deus?
.
– …
.
– Não crê? Não o teme, sei. Por que há-de pensar no fim do mundo?
.
– Se não houver fim do mundo, que sentido faz tudo isto? A casa, nós, as estrelas, o espaço entre os corpos celestes.
.
– …
.
– Bem… talvez importe tanto quando o começo. Sabe como começou?
.
– Usando a ciência…
.
– A ciência obedece a Deus. Usemos a ciência. Sabe como começou? Quando começou?
.
– Há treze mil milhões de anos ocorreu o que se convencionou designar por biguebangue…
.
– Tem a certeza?
.
– Há certezas? Quer que lhe responda se foi numa terça-feira por volta do meio-dia?
.
– Não. Gostava de saber por que começou? Sabendo-o, talvez percebesse o fim do mundo. Não sei.
.
– Nem eu.
.
– Aceita um tawny?
.
– Um de vinte anos irá bem.

.

Sem comentários: